Ads Top



Vença o julgamento, vivendo perdão

Perdoar nunca é fácil, em especial quando a intimidade com aquele que nos ofendeu é grande. Mas as Escrituras nos ensinam que a má vontade em perdoar o próximo nos retira o perdão divino. Jesus ensinou: “Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará. Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas.” (Mateus 6.14-15). 


A palavra grega traduzida como “perdoar” significa, literalmente, cancelar ou remir. É a liberação ou cancelamento de uma obrigação, até mesmo financeira. Dentro do conceito bíblico de perdão é preciso entender que todo pecador é um devedor espiritual. Jesus usou essa linguagem figurativa em seu ensinamento: “Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores.” (Mateus 6.12).



O perdão é um ato no qual o ofendido livra o ofensor do pecado e o liberta dessa culpa. É nesse sentido que Deus “se esquece” quando perdoa (Hebreus 8.12). A memória de Deus não é fraca! Sabemos que o pecado danifica as relações entre pessoas e prejudica nossa relação com Deus. Assim, o perdão é necessário para a cura espiritual da relação. Contudo, precisamos preparar nosso coração para perdoar. Apesar da existência da injustiça e do ferimento precisamos estar prontos para perdoar. Mesmo se o pecador se recusar a se arrepender, não podemos continuar a nutrir raiva contra ele. Caso contrário, ela se transformará em ódio e amargura. O pecado de outra pessoa não deve dominar o seu estado emocional. Não há comparação entre as ofensas que temos cometido contra Deus e aquelas que têm sido cometidas contra nós.Jesus observou que o Pai não nos perdoará por nossas infrações se não perdoarmos o nosso próximo. Para perdoar, precisamos lembrar que somos pecadores e necessitados do perdão divino. Jesus decidiu perdoar. E você? Precisamos perdoar, pois, um dia, também fomos perdoados de todos os pecados e da condenação eterna. Abra o seu coração e libere o perdão, ainda que o outro não mereça.

Oração: Meu Deus, por meio de Seu Espírito Santo perdoador, ajude-me a perdoar, por mais difícil que seja. Quero perdoar todos os que me ofenderam. Em especial, eu perdoo ______________, porque o Senhor o ama. Por mim mesmo não tenho forças, mas sei que o Senhor tem, então, Pai, ministre graça ao meu coração. Em nome de Jesus, amém!

(Autor: Carlito Paes - youversion- Ed.inspire)

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.