Ads Top

 

Tome cuidado com suas palavras e você evitará muito sofrimento. [Provérbios 21:23]

Escolha Palavras de Vida 

Texto de Roxanne Parks

O que nós falamos importa. Singularmente, as palavras são a força mais poderosa disponível à humanidade. Podemos escolher usar este poder de forma construtiva, para edificar os outros, ou para os destruir. São necessárias somente algumas palavras para magoar alguém.  Essas feridas podem sarar, mas deixam cicatrizes que nunca desaparecem. Nossas palavras têm um enorme poder com a capacidade de ajudar ou prejudicar, curar ou magoar, estimular ou destruir, edificar ou demolir, ofender ou ser amigável, afirmar ou alienar, confortar ou criticar. 


As palavras proferidas em nossas casas têm um impacto profundo e surpreendente para a saúde e bem-estar futuros. Os pais podem açoitar com línguas que cortam, dividem e devastam totalmente a confiança dos filhos. E os filhos podem explodir com os pais usando palavras que arrasam toda a família como uma bomba. Quando reagimos e depois respondemos a uma situação com palavras realmente destrutivas, as consequências podem ser devastadoras e degradantes para quem as recebe. É muito fácil dar voz aos nossos sentimentos e pensamentos; no entanto, é preciso controle, força e integridade absoluta para nos expressarmos de forma positiva, independente da situação. Pare e respire antes de falar, especialmente quando você estiver nervoso. Como pais, precisamos falar palavras de vida para nossos filhos desde o dia do seu nascimento.




Os cônjuges devem considerar o poder que há nas suas palavras uns para com os outros. Os nossos empregos, as notícias do mundo, os filhos e a vida são muitas vezes desgastantes. Temos que construir os nossos casamentos e lares com um encorajamento positivo e edificante, proveniente de uma fé geradora de vida e não de trauma, ansiedade ou medo. 


Joyce Landorf Heatherley escreveu um livro intitulado Balcony People (Pessoas da Sacada, em tradução livre). Algumas pessoas estão na "sacada" da sua vida, torcendo por você, te dando ânimo com a validação delas. Outras pessoas estão no seu "porão", fazendo exatamente o contrário. Este livro fala sobre como ser uma pessoa da sacada. Você gosta de ficar na sacada? Ou você é uma pessoa do porão?


Satanás trama para nos fazer subestimar o poder das nossas palavras. Uma vez que a sua natureza é destruir, ele trabalha constantemente para fazer com que as suas palavras fluam numa direção negativa. Não o deixe ter sucesso! Ele sabe que as suas palavras não são insignificantes nem impotentes. Elas têm poder criativo, tal como Deus demonstrou quando criou os céus e a terra com as palavras dEle. Nós temos autoridade para fazer o mesmo aqui na terra.


Contemple o fato de que as suas palavras têm um poder incrível. Você tem o poder de influenciar e mudar a vida de todos com quem você partilha o seu mundo... a sua família, os seus amigos, os seus vizinhos e o estranho que passa. É sua a escolha de usar palavras que inspiram e edificam ou que destroem e derrubam. Lembre-se, uma vez ditas, as suas palavras não podem ser retiradas.


Preste atenção à sua língua.

Declare palavras de vida!


Reflita: Reflita sobre o poder de cada uma das suas palavras para edificar e estimular ou esmagar e destruir. Como você pode fazer um esforço mais concentrado para falar palavras de vida aos outros?


Oração: Senhor, ajuda-me a ter consciência de cada palavra que sai da minha boca. Ensina-me a falar verdades vivificantes para os corações das pessoas.


(Fonte: Roxanne Parks-youversion)



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.