Ads Top

Raiva Reprimida - Um Convite à Honestidade com Deus

 



Texto de Scott Savage 

A maioria das pessoas com quem trabalho como pastor cresceu em um dos dois tipos de família. Alguns cresceram em uma família onde a raiva estava sempre presente e nunca contida. Houve gritos, brigas e talvez até abusos. Outros cresceram em uma família onde a raiva nunca foi permitida e sempre reprimida. Houve falta de honestidade e muito pouca emoção. Em ambos os casos, precisamos reconhecer uma verdade importante. Se a raiva não é possível, o luto saudável também não é. A raiva é um elemento essencial no processo de luto.


Anos atrás, Elizabeth Kübler-Ross criou seu modelo dos Cinco Estágios do Luto, descrevendo como as pessoas passam por negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. Esses cinco estágios podem vir em qualquer ordem, mas todos são importantes e necessários.



A raiva é uma emoção que Deus nos deu. Quando a tristeza produz raiva, no entanto, há uma oportunidade de pecar. Esta oportunidade é o motivo pelo qual o apóstolo Paulo disse aos efésios para ficarem com raiva e não pecarem. A raiva em si não é um pecado, mas muitas vezes nos leva a agir de maneira pecaminosa.


Você tem lutado com sua raiva ultimamente? Você sabe de onde vem essa raiva?


Lembro-me de uma época em que estava com raiva de Deus. Meu melhor amigo morreu repentinamente de uma convulsão durante o sono aos 17 anos. Eu estava com raiva de Deus porque reconheci o buraco que ele deixou em sua família. Meu amigo era a cola que os mantinha juntos. Sua risada desarmou a raiva de sua família. Sua alegria os carregou através da adversidade. Como Deus poderia permitir isso?!




A Bíblia nunca condena a raiva abertamente. Por exemplo, em João 2, Jesus descobre cambistas no templo, aproveitando-se daqueles que vêm para adorar. Com raiva, Ele faz um chicote, perseguindo essas pessoas e virando suas mesas no templo. Jesus é um exemplo de expressão saudável de raiva.


Em vez de reprimir nossa raiva, Jesus modela como expressá-la sem pecado. A raiva reprimida, como a tristeza não expressa, é tóxica. Raiva como essa pode nos comer vivos de dentro para fora.


Você está com raiva de Deus? Você expressou isso a Ele como Davi fez no Salmo 22:1? Você pode ter crescido em um ambiente onde ficar bravo com Deus não era permitido. No entanto, se Deus chama Davi de homem segundo o meu coração e Davi pôde escrever salmos como o Salmo 22, você pode expressar sua raiva a Deus. Você não pode ter uma vida próspera com Deus quando a raiva está borbulhando sob a superfície.


A única maneira de Davi chegar a um lugar onde pudesse louvar a Deus durante e pelos eventos que induziram sua dor foi expressando sua dor diante de Deus honestamente.


Talvez hoje você precise pegar um diário e escrever uma oração crua e honesta a Deus que expresse sua dor e raiva. E se você encontrasse uma sala onde pudesse gritar com Deus? E se você se sentasse com um amigo de confiança para processar a emoção que está carregando?

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.